Amplificador para sensores Tipo: MAC-1 e MAE-1

By 6 de Fevereiro de 2016SENSORES

Amplificador para sensores

Tipo: MAC-1 e MAE-1

Introdução

Os amplificadores tipos MAC-1 e MAE-1 da Minulight são aparelhos desenvolvidos para amplificar os sinais provenientes de sensores ópticos que por si só seriam insuficientes para aplicação em sistemas de automatização. São confeccionados em caixa de ABS, para montagem interna em painéis elétricos com fixação através de trilhos DIN ou parafusos.

Aplicações

Sua principal função, além de servir como fonte de alimentação, é amplificar o sinal de saída de sensores fotoelétricos por infravermelho, para que possam comandar potências maiores de sistemas elétricos ou eletromecânicos. Assim, podem comandar contadores de peças em esteiras rolantes, freios, máquinas contínuas, embaladoras, seladoras, etiquetadoras, etc.

Funcionamento

O modelo MAC-1 possui o sistema de comutação no claro, isto é, seu relé é desenergizado sempre que o raio infravermelho entre receptor e projetor é obstruído. O modelo MAE-1 possui o sistema de comutação no escuro, ou seja, seu relé é energizado sempre que houver obstrução do raio infravermelho, entre receptor e projetor. Como há uma enorme variedade de objetos que podem ser detectados pelos fotoelétricos, os dois modelos contam com um potenciômetro de ajuste de sensibilidade para definição das condições de funcionamento ideais, sendo a comutação do relé de saída sinalizada por led (aceso = saída energizada).

Diagrama(s) de ligação

Dados técnicos

Alimentação110 ou 220 V (especificar)
Frequência da rede50 ou 60 Hz (especificar)
Consumo5 VA
Temperatura ambienteRelé 5 A, 250 Vca (carga resistiva)
Número de dígitosAproximadamente 8Vcc, 15mA
Escala25 Hz
Indicação digital10.000.000 operações
EntradasContato seco ou transistor NPN
Alimentação das entradas0 a +50ºC

Dimensões (mm)