Controles de nível eletromecânicos Tipo: APNC-1, APNF-1, APNP-1 e APNR-1

By 6 de Fevereiro de 2016CONTROLES DE NÍVEL

Controles de nível eletromecânicos

Tipo: APNC-1, APNF-1, APNP-1 e APNR-1

Introdução

Os controladores de nível eletromecânicos da Minulight são utilizados para controle do nível durante processos de armazenamento ou transporte de materiais sólidos ou granulados, em indústrias de plásticos, cimento, minérios, alimentícias, químicas, etc.

Principais aplicações

Algumas utilizações são típicas para esse tipo de produto, tais como, silos de armazenamento de materiais sólidos ou granulados, esteira de transporte, etc.

Funcionamento

TIPOS APNC-1, APNF-1, APNP-1 e APNR-1: Um motor síncrono mantém em rotação constante um eixo de aço inox montado sobre rolamentos blindados com retentor, onde em sua extremidade há uma pá acoplada. Quando a mesma tiver seu movimento bloqueado pela presença de material, o mecanismo interno aciona um micro interruptor cujos contatos podem ser utilizados no circuito de alarme ou controle do nível do reservatório. Um segundo micro interruptor é acionado após o primeiro e tem como função desligar o motor, evitando que o mesmo permaneça energizado com a pá bloqueada. Ambos os micros permanecem acionados até que o movimento seja liberado.

TIPOS APNM-7 e APNL-7: Quando a membrana flexível é pressionada pelo material, um micro interruptor é acionado e seus contatos podem ser utilizados para alarme ou controle do nível do reservatório.

Instalação

O controlador de nível deve ser fixado em local onde o conjunto eixo e pá rotativa fique fora da entrada de material e onde o mesmo movimente-se com facilidade afim de se evitarem acúmulos que acarretariam falsas indicações de nível. Em aplicações nas quais a temperatura do material é elevada deve-se utilizar a montagem lateral. Aconselha-se o uso de protetor quando o peso do material sobre o conjunto eixo e pá for considerável ou quando o desligamento é difícil ocasionando movimentos em blocos. Para o controle ou sinalização do nível máximo recomenda-se a montagem do aparelho na parte superior e para o nível mínimo a montagem na lateral do reservatório. Para materiais leves (de baixo peso específico) deve-se utilizar uma pá com maior área de contato. Para evitar-se risco de vazamento de material é recomendado que o aparelho seja fixado em superfície plana. Aparelhos com eixo superior a 1500 mm recomenda-se o uso na vertical, para evitar empenamento do mesmo.
Para fixação do aparelho tipo APNP-1 é necessário fazer-se um furo com diâmetro de 57 mm para encaixar o “alojamento”, lembrando que a medida que irá pe-netrar no silo será a soma do comprimento do eixo com o comprimento do “alojamento”.

controles-nivel-eletromecanicos-APNC-instalacao

Diagrama(s) de ligação

controles-nivel-eletromecanicos-APNC-1-diagrama

Dados técnicos

Alimentação (-15% + 10%)APNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: 110 – 220 Vca
Frequência da redeAPNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: 50 – 60 Hz
ConsumoAPNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: 3 VA (aproximadamente)
Relé de saídaAPNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: 5 Amp 250 Vca máx.
Carga resistivaAPNM-7 e APNL-7: 3A máx.
Velocidade da páAPNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: 2 RPM
Material da páAPNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: Alumínio fundido (aço inox sob pedido)
Material do eixoAPNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: Aço inox 303
Comprimento do eixoAPNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: 70 mm (outras medidas sob pedido)
Comprimento máximo1500 mm (montagem horizontal)
2000 mm (montagem vertical) recomendado do eixo
Grau de proteção da caixa (alumínio fundido)IP 53
Temperatura ambiente0 a 50°C
Temperatura máxima do materialAPNR-1, APNP-1, APNF-1 e APNC-1: 175°C
APNM-7 e APNL-7: 70°C
Material da membranaAPNM-7 e APNL-7: Neoprene
Força de acionamentoAPNM-7: 110 a 260g (regulável) APNL-7: 140g
Contato de saída5 A 250 Vca máx. carga resistiva – reversível
Grau de proteçãoIP 53

Dimensões (mm)

controles-nivel-eletromecanicos-APNC-1-dimensoes