Eletrodos de nível Tipo: SNH, SNP, SNS-1, SNS-2 e SNS- 3

By 6 de Fevereiro de 2016CONTROLES DE NÍVEL

Eletrodos de nível

Tipo: SNH, SNP, SNS-1, SNS-2 e SNS- 3

Introdução

Os eletrodos de nível tipos SNH, SNP, SNS-1, SNS-2 e SNS-3 foram desenvolvidos para serem utilizados com os diversos relés de nível eletrônicos. O eletrodo haste tipo SNH possui uma haste de aço inox 303/304 isolada por PTFE, sua fixação é feita através de uma rosca de 3/4” BSP. O eletrodo pêndulo tipo SNP é constituído por uma haste de aço inox 303/304, isolada eletricamente por um invólucro de ABS. Os eletrodos SNS-1, 2 e 3 possuem além da(s) haste(s) um cabeçote com tampa para o(s) borne(s) de ligação.

Principais Aplicações

Eletrodos haste tipos SNH e SNS-1: estes eletrodos são utilizados principalmente em reservatórios, como por exemplo: autoclaves, caldeiras, etc. Sua fixação pode ser lateral ou superior.
Os modelos SNS-2 e SNS-3 incorporam duas e três hastes respectivamente, com comprimentos diferenciados, facilitando e simplificando sua instalação.

Eletrodo Pêndulo tipo SNP usado tipicamente na proteção de bombas submersas de poços artesianos, controle de nível de caixa d’água, reservatórios, etc. Uma vez que os eletrodos ficam pendurados no reservatório, aconselha-se instalar os mesmos dentro de uma proteção de PVC (por exemplo, tubo perfurado), evitando que os eletrodos sofram a turbulência do líquido. Aconselha-se envolver a tampa e o furo de passagem do fio, com um material vedante (ex.: borracha de silicone, araldite, etc.) para se evitar falsa detecção pela retenção do líquido no interior da tampa do eletrodo.

Obs.: A fiação dos eletrodos deve estar separada, cerca de 10 cm de fiações de potência, que podem interferir no bom funcionamento do relé de nível eletrônico (ex.: alimentação de motores CA/CC, solenóides, bobinas de contatores, etc).

Dados técnicos

Material da haste
Aço Inox 303/304
Número de hastes

SNH, SNS-1: 1

SNS-2:2

SNS-3:3
Comprimento da(s) haste(s)

SNH: 200 mm (*)

Demais: a determinar, múltiplos de 50 mm.
Temperatura máxima

SNH, SNS-1, SNS-2 , SNS-3: +260ºC

SNP: +60°C
Rosca de fixação

SNH e SNS-1: ¾” BSP (*)

SNS-2 e SNS-3:¾” BSP (*)
Pressão máx. da rosca
50 Kg/cm²
Bitola mín. do condutor elétrico
1 mm ²
Cabeçote tipo KPN-A (**)

SNH e SNP: Não

SNS-1, SNS-2 e SNS-3: Sim
Isolador

SNH, SNS-1, SNS-2 e SNS-3: PTFE

SNP: ABS

Dimensões (mm)

eletrodos-de-nivel-SNH-dimensoes