Relé de linha privativa Tipo: MPS-95

By 6 de Fevereiro de 2016CONTROLES DE NÍVEL

Relé de linha privativa

Tipo: MPS-95

Introdução

O relé de linha privativa tipo MPS-95 foi desenvolvido para ser utilizado em comando ou sinalização à distância, por meio de uma linha telefônica ou uma linha privativa. Montados em caixas plasticas para fixação em fundo de painel em trilhos DIN ou parafusos.

Aplicação

Por meio de um contato de liga-desliga ou um contato de liga e um contato de desliga permite a operação através de dois sensores distintos, como por exemplo, duas chaves boia, dois pressostatos, etc.

Funcionamento

1 – Com um contato de liga-desliga

Alimenta-se o relé nos terminais 5 e 10 e conecta-se a linha nos terminais 3 e 4 . Ao fechar o outro extremo da linha através do contato liga-desliga (pressostato,chave boia, fim de curso,etc ) o relé irá ligar, acendendo o led vermelho, fechando o contato NA (8, 9) e abrindo o contato NF (7, 8). Ao abrir o contato da linha o relé desligará.

2 – Com um contato de liga e um contato de desliga

Alimenta-se o relé nos terminais 5 e 10 e conecta-se a linha aos terminais 3 e 4. Conecta-se ao outro lado da linha os contatos de liga e desliga, conforme esquema fixado na etiqueta lateral do relé (exemplo de utilização com uma chave boia de nível máximo e uma chave boia de nível mínimo). Com os contatos das duas chaves boias abertas o relé estará desligado. Ao fechar-se o contato da chave boia de nível mínimo (conecta-se desta forma, o resistor de 10 kOhm na linha), o relé permanecerá desligado e acenderá o led verde de sinalização de 10 kOhm na linha. Ao fechar-se também o contato da chave boia de nível máximo o relé irá ligar, acendendo o led vermelho de relé ligado, e apagando o led verde , indicando que a linha está fechada. 0 kOhm. Ao abrir-se o contato de chave boia de nível máximo o relé permanecerá ligado, ficando aceso o led vermelho acendendo também o led verde indicando 10 kOhm na linha. Ao abrir-se também o contato da chave boia de nível mínimo, o relé desligará apagando os leds vermelho e verde, indicando linha aberta.

Diagrama(s) de ligação
rele-de-linha-privativa-MPS-95-ligacao

Dados técnicos

Alimentação (+10 -15%)

127, 220 e 380 Vca

Frequência da rede

60 Hz

Consumo aproximado

3 VA

Impedância máxima da linha

5 kOhm

Isolamento mínimo da linha (aberta)

30 ­­­kOhm

Tensão aplicada na linha (bornes 3 e 4

8,5 V

Saída

relé reversível 5 A – 250 Vca (carga resistiva)

Vida útil dos contatos

Mecânica (sem carga): 10.000.000 operações Elétrica (com carga resistiva): 100.000 operações

Temperatura ambiente

De trabalho: 0 a 50° C

De armazenamento: -10 a 60 ° C

Umidade relativa de trabalho

20 a 90 % (sem condensação)

Material da caixa

Termoplástico

Grau de proteção da

IP 51

Grau de proteção nos terminais

IP 20

Fixação

Parafusos ou trilho DIN 35mm

Dimensões (mm)
rele-de-linha-privativa-MPS-95-dimensoes