Relés de nível eletrônicos com segurança Tipo: EPS-1

By 6 de Fevereiro de 2016CONTROLES DE NÍVEL

Relés de nível eletrônicos com segurança

Tipo: EPS-1

Introdução

Os relés de nível MPS-1 e EPS-1 foram desenvolvidos para controle e/ou supervisão automática do nível de líquidos condutores de corrente elétrica, comandando solenoides, contadores e moto-bombas ou simplesmente alarmes luminosos e/ou sonoros. Montados em caixas plásticas de ABS, apresentam alta resistência à choques, vibrações e alta imunidade à ruídos elétricos, além de possuírem um sistema de fácil fixação em trilho DIN ou por parafusos.

Aplicações

São utilizados para controle de nível e proteção de caldeiras, podendo ser também utilizados para controle de nível de reservatórios, caixas d’agua, etc.

Funcionamento

Um circuito eletrônico compara a corrente que circula entre os eletrodos conectados ao aparelho, com um valor selecionado no frontal através de um potenciômetro. O aparelho comuta seus contatos de saída para a posição de trabalho quando o líquido descobrir o eletrodo inferior, e para a posição de repouso quando o líquido cobrir o eletrodo superior. Este aparelho possui também, outro potenciômetro de ajuste com uma saída a relé independente, denominado “segurança”, o qual comuta seus contatos para a posição de repouso sempre que o líquido descobrir o eletrodo de segurança. Este eletrodo deverá ser colocado sempre abaixo do eletrodo inferior.

Diagrama(s) de funcionamento

reles-de-nivel-eletronicos-comseguranca-EPS-1-funcionamento

Diagrama(s) de ligação

reles-de-nivel-eletronicos-comseguranca-EPS-1-ligacao

Dados técnicos

Alimentação ( -15% +10% )24 Vcc / 110, 220, 380 ou 440 Vca (especificar)
Freqüência da rede50 ou 60 Hz ( especificar )
Consumo3 VA
Ajuste de sensibilidade3 a 50 Κ? (outras sob pedido)
Contatos de saída5 A máx. em 250 Vca carga resistiva
Temperatura ambiente0 a +50ºC
Temperatura nos eletrodos24 Vca

Dimensões (mm)

reles-de-nivel-eletronicos-comseguranca-EPS-1-dimensoes