Temporizadores cíclicos eletromecânicos Tipo: HTCA, HTCE, HTCJ e HTCU

By 6 de Fevereiro de 2016TEMPORIZADORES

Temporizadores cíclicos eletromecânicos

Tipo: HTCA, HTCE, HTCJ e HTCU

Introdução

Os temporizadores cíclicos eletromecânicos da série HTC são indicados para o comando de circuitos elétricos onde o ciclo de funcionamento seja pré-determinado tanto em sua sequência quanto em sua duração. São exemplos dessa aplicação ciclos de descongelamento, acionamento sequencial de válvulas solenóides, mudança de velocidade de motores, comando de reversão de motores, sequência de abertura de dampers em sistemas de coletores de pó, etc.

Funcionamento

Os aparelhos da série HTC possuem um micro motor síncrono que movimenta um eixo sobre o qual estão montadas uma ou mais cames. O eixo com as cames giram continuamente enquanto o motor estiver energizado. O ajuste de cada par de cames, individualmente, determina o ponto de acionamento de seu respectivo micro interruptor o que, em conjunto, estabelece uma sequência de comutação de circuitos elétricos.

TiposHTCA e HTCE
O micro interruptor estará livre (contatos na posição de repouso) enquanto seu elemento de acionamento estiver na abertura determinada pelo seu par de cames. Essa abertura é ajustada deslizando-se uma came sobre a outra por meio de um parafuso (rosca sem fim) e pode ser regulada de 2 a 100% do total do ciclo.

Tipo HTCJ
O modelo HTCJ não possui motor, seu eixo é acoplado ao equipamento do cliente permitindo programar as sequências de operações de forma sincronizada com o movimento da máquina.

Tipo HTCU
O micro interruptor estará livre (contatos na posição de repouso) enquanto seu elemento de acionamento estiver entre dois setores extraíveis. O número total de setores por cames é de 24, o que permite a regulagem desde 4 a 100% do total do ciclo.

Diagrama(s) de ligação

temporizadores-ciclicos-eletromecanicos-tipo-htca-htce-htcj-e-htcu-ligacao

Dados técnicos

Alimentação (-15% +10%)
110 ou 220 Vca (especificar)
Frequência da rede
50 – 60 H
Contatos de saída
HTCA,HTCU e HTCJ: 10A máx. 250Vca carga resistiva
HTCE: 5A máx. 250 Vca carga resistiva
Tempo de ciclo
HTCA, HTCE e HTCU: sob pedido
HTCJ: conforme equipamento do cliente
Ajuste de tempo

HTCA, HTCE e HTCJ: 2 à 100%

HTCU: 4 a 100%
Número de contatos
HTCA, HTCE, HTCJ e HTCU: sob pedido
Temperatura ambiente

De trabalho: 0 a 50°C

De armazenamento: 0 a +60°C

Dimensões (mm)

temporizadores-ciclicos-eletromecanicos-tipo-htca-htce-htcj-e-htcu-dimensoes