Válvula de Retenção de Fundo de Poço

Também conhecida como válvula de “pé”, explicaremos tudo sobre a  Válvula de Retenção de Fundo de Poço.

valvula-de-retencao-fundo-de-poco

A Válvula de Retenção de Fundo de Poço é uma válvula que permite o fluxo em apenas um sentido. Ela retém imediatamente o retorno do fluxo.

Ela opera somente na posição vertical, No entanto é utilizada na captação de água em poços artesiano.

As medidas são de ½,3/4”,1”,11/4”,11/2”,2” e 3’’ para Vedação borracha, Rosca de Tomada: BSP. Em outras palavras, você precisa ficar atento a isso.

Também conhecida como válvula de “pé”, o seu funcionamento é idêntico à válvula de retenção vertical, portanto, possui na sua extremidade de entrada (lado inferior), uma grade de proteção (crivo) para impedir a entrada de materiais mais grosseiros.

Essa válvula é utilizada em fundo de poços ou em reservatórios, acoplada verticalmente ao tubo de sucção de um sistema de recalque, que quando em funcionamento, mantém o obturador suspenso, permitindo a passagem do fluído aspirado.

Depois disso, quando encerra a sucção do fluído, o obturador da Válvula de Retenção de Fundo de Poço volta para a posição, impedindo o retorno do líquido,  mantendo assim, a tubulação e a bomba sempre cheias, para então, permitir um novo ciclo de funcionamento do sistema de recalque.